Exame Papanicolaou

O que é Papanicolaou?

Também chamado pelos médicos de esfregaço cérvico-vaginal. O colo do útero é raspado com uma espátula e o material coletado (células) é colocado em uma lâmina de vidro. Este material recebe uma preparação especial e é lido por um médico citologista.

O laudo citológico pode ser fornecido utilizando várias nomenclaturas, veja o significado:

Classificação Interpretação Orientação
Papanicolaou Sistema de Bethesda    
Classe I Negativo para células neoplásicas ou negativas para malignidade NORMAL Repetir exame em 1 ano ou conforme orientação de seu médico
Classe II Inflamatório NORMAL, pode ter sido colhido na 2a fase do ciclo ou pode existir alguma inflamação tipo corrimento Repetir exame em 1 ano ou conforme orientação de seu médico e tratar inflamação se necessário.
Atipia celular escamosa ASCUS Leve suspeita de alteração Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia.
Atipia celular glandular AGUS - células glandulares atípicas Suspeita de alteração Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia. Se a mulher não menstruar mais, é necessário investigação do revestimento de dentro do útero (endométrio).
Classe III LSIL - lesão intra-epitelial de baixo grau ALTERADO Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia.
Classe III HSIL - lesão intra-epitelial de alto grau ALTERADO Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia.
Classe IV HSIL - lesão de alto grau ALTERADO Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia.
Classe V Suspeita de câncer ALTERADO Necessário realizar colposcopia e se necessário biópsia dirigida. O tratamento será definido conforme o resultado da biópsia.